Antes de me ater a falar de algumas dessas estratégias, vou comentar um pouco a respeito da vídeo "Tuberculose tem cura", fruto de um projeto da Profª Lígia Rangel sobre Guia de Comunicação em Saúde. O vídeo basicamente registra oficinas realizadas entre Profissionais de Saúde e pessoas da Comunidade, para tratar a respeito da comunicação sobre a Tuberculose. Sabemos que a Tuberculose, é um agravo que ainda possui muito estigma pela sociedade, apesar de terem havido diversos materiais educativos que buscavam a sua desmitificação. Mas qual seria a real dimensão desses materiais, será que eles geram algum impacto na população? As oficinas registradas trazem exatamente isso, a análise de materiais educativos sobre a Tuberculose pela pelas pessoas presentes. No geral, o interessante do vídeo foi mostrar de que as pessoas absorviam aquelas informações e quais as contribuições elas dariam para melhorar a qualidade daqueles materiais.
Das principais estratégias apresentas, a Mobilização Social foi a que mais me instigou e aquela que pude estudar mais profundamente para apresentar. Através da referência bibliográfica "Mobilização Social: um modo de construir a democracia e a participação" (TORO et al, 2007), pude fazer uma leitura sobre essa temática que me dimensionou muito bem o significa Mobilização na sua essência. E desde já posso falar que, apesar de as pessoas acharem que Mobilização Social seria apenas fazer manifestação em defesa de uma causa, apreendi que "Mobilizar pessoas" exige toda uma Estrutura e Planejamento de Ações. O que é e para que Mobilização Social? Qual o seu Horizonte Ético? Diz respeito ao início do livro em que o autor traz toda uma concepção sobre a Mobilização Social enquanto exercício de Cidadania em função de princípios democráticos.

A partir daí, o texto aborda sobre a Estruturação e Planejamento de um Processo de Mobilização Social que traz um Modelo de Comunicação para Organizar, Orientar e Apoiar Um Processo de Mobilização. Nesse aspecto, os autores trazem diversos conceitos a respeito da Comunicação e de Interlocutores que orientam, estruturam e planejam e processo de Mobilização, assim como, algumas dificuldades a serem enfrentadas neste processo. No fim, há um anexo que achei interessante colocar a respeito das 7 APRENDIZAGENS BÁSICAS PARA A EDUCAÇÃO NA CONVIVÊNCIA SOCIAL: APRENDER A NÃO AGREDIR O SEMELHANTE:
APRENDER A COMUNICAR-SE: Base da autoafirmação pessoal e social
APRENDER A INTERAGIR: Base dos modelos de relação social
APRENDER A DECIDIR EM GRUPO: Base da Política e da Economia
APRENDER A SE CUIDAR: Base dos modelos de saúde e seguridade social
APRENDER A CUIDAR DO LUGAR EM QUE VIVEMOS: Fundamento da Sobrevivência
APRENDER A VALORIZAR O SABER SOCIAL: Base da evolução social e cultural
Por fim, considerando as demais estratégias, gostaria de comentar sobre a Mídia Advocacy que para mim, complementa perfeitamente os aspectos da Mobilização Social no campo da Saúde. Em sua referência encontramos sua definição "Mídia advocacy significa uma abordagem de saúde pública que reconhece explicitamente a importância do comportamento social e político e define os problemas de saúde como questões de ordem pública, não apenas individual". Nesse sentido, a Mídia Avocacy procura também orientarem os indivíduos na reivindicação por seu poder, objetivando mudar os fatores sociais e políticos que contribuem para o estado de saúde de todos. Assim, creio que a união dessa estratégias contemplaria perfeitamente a luta por causas sociais em comum, principalmente no campo da Saúde Coletiva!
Referências:
- TORO, J. B. et al. Mobilização social: um modo de construir a democracia e a participação. Ed. Autentica.Belo Horizonte. 2007. p.p. 11-18 . 36-63
- WALLACK, L. O que é Mídia Advocacy et al. In: WALLACK, L. Media Advocacy and Public Health – power for prevention. Disponível no Google Books. Tradução disponível no Blog http://aadvocacy.blogspot.com/2010/03/o-que-e-midia-advocacy.html


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